PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO
A
semelhança da Obra hoje com a Obra de Davi no que concerne à condição
de disposição para enfrentar todo o tipo de luta para se estabelecer, e
por isso o Senhor teve que contar no nosso meio, com valentes também,
por que a luta foi grande para estabelecer a Obra, visto que não
tínhamos os aparatos, os recursos que religião contou com eles.
Este assunto está relacionado com a Obra de Davi ( v. Obra de Saul / Obra de Davi)
Como terminou a obra de Saul:
- no conselho de morte da feiticeira, acompanhado de seus soldados (ecumenismo)
- exército derrotado pelos filisteus
- soldados sem coragem para enfrentar Golias
- homens não adestrados no uso do arco.
Daví: tipo do Senhor Jesus (alcançou o projeto)
- aquele que luta pelo seu povo
- o nosso comandante
As vitórias de Davi sempre estavam relacionadas com aqueles que estavam com ele.
Os
valentes que estavam com Davi: tipo dos valentes que estão com a Obra.
Porque uma Obra não se realiza sem homens dispostos, vidas que se
dedicam ao Senhor. Valentes.
Homens
definidos por Davi.( A Obra é uma opção de vida ). Davi já tinha
mostrado a seus valentes que ele também era valente - apesar de
musicista, sensível: matou o leão, o urso e Golias. ( o adv., o falso
irmão e a carne )
Ø ( vs. 39) : 37 valentes ==> 3 = trindade
Ø 7 = perfeição ( obra perfeita do Espírito Santo )
Ø 3 + 7 = 10 ==> 9 dons + a salvação. Isso é o que existe na Obra.
Ø Hoje é a igreja que compõe os 37 valentes.
Ø 37 : 37 = 1 ou 37 : 1 = 37 ( números primos )
O poço de Belém: os filisteus haviam cercado o poço.
Duas formas de dominar a batalha: - cercar a água
- cercar os campos produtivos
Ø Belém = Casa do Pão ==> Jesus: o pão da vida.
A
guerra se travava em torno do poço ou em torno do campo de alimentos:
era a decisão da guerra. A religião está tolhendo as pessoas do acesso
ao poço de águas vivas. O poço de Belém está cercado: uma salvação
hipotética: regeneração somente para esta vida aqui.
Mas para a Obra o poço está aberto: o Senhor está salvando. Todos os dias a água está sendo trazida do fundo do poço.
Davi
estava na fortaleza - era o tempo da colheita: "quem me dera beber da
água do poço de Belém!" ("junto à porta") - O clamor (desejo) de Jesus
no meio da igreja é que seja tirada a água do poço e só os valentes
desta Obra é que conseguem tirar a água.
3 de seus valentes furam o cerco dos filisteus e trazem a água para Davi. Fizeram-no em silêncio.
Davi
não quis beber daquela água, porque só quem beberia do cálice que
representaria vida, seria o Senhor Jesus. É porisso que na Obra a glória
pertence ao Senhor Jesus. É somente Ele quem bebe dessa água. O que
Davi fez era profético, porque apontava para o Senhor Jesus.
Água foi derramada por Davi como oferta ao Senhor.
“Experiência do evangelista da AD que perguntou ao servo da Obra, qual era o segredo da
evangelização na Obra, pois era evangelista há 15 anos, morava no seu
bairro há 25 anos e já tinha evangelizado todas aquelas casas dalí e sem
sucesso. E nós com um pequeno salão colocado há alguns meses, e já está
completamente cheio.
Os valentes de Saul não tinham compromisso com a batalha. Estão sempre atrás.
O nosso povo é capaz de tirar as águas do poço de Belém.”
ABISAI
“não chegou aos primeiros três”
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A lança alçou (levantou, brandiu) contra
300: multiplo da trindade: uma operação
poderosa da Obra na vida do servo que
vive a Obra todo o tempo. Assim são os
Abisais da Obra, quando entregam uma palavra
revelada. É isso que detém a Obra do adversário.
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BENAIA
(era filho de um homem valente de cabzeel) - herança
“também não chegou aos primeiros três”
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1) - Venceu (feriu) os 2 fortes leões de Moabe
n “Homens quais leões de Moabe” (I Cron.11:22) - eram os guarda-costas de Moabe.
n tipo da carne e do adversário = o mundo (Davi também matou o leão)
2) - "desceu e feriu" o leão na toca no tempo da neve.
n aquele que não tem acordo com a frieza espiritual. Ali é que o leão fica entocado.
n a carne é conservada no gelo.
n desceu porque a cova (toca) ficava lá embaixo.
3) - Tirou o arpão (lança) de tecelão do Egípcio com o cajado na mão.
n Era os representantes dos 2 exércitos que decidiam a batalha.
n O tecelão é aquele que veste as multidões no Egito.
n o
argumento da religião (filosofia, teologia) derrubado na revelação.
Morre com a própria arma. Usa uma arma que não conhece. Morre no próprio
argumento.
n Vestir a multidão com retórica, hermeneutica, escatologia, homilética, falar difícil, tremer a voz, mensagens pré-fabricadas.
n A mensagem que se prega, mas não se vive, mata o próprio pregador. Ele morre com a sua própria mensagem.
n homem
de respeito. Era já respeitada a sua fama. Era quem vestia as multidões
no Egito. Tinha 5 côvados (2,22m) de altura. Um ministério
profissional.
“Desceu
a ele com o cajado” ( na revelação ). O cajado é arma de pastor e não
de soldado. Ministério não profissional. Os homens da Obra não têm
cultura bíblica, histórica, teológica, mas são destros na revelação.
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Os
valentes de Davi eram tão valentes que Aitofel, ex-conselheiro de Davi
após tê-lo traído passando para o lado de Absalão, aconselhou a Absalão
ir ao encontro de Davi com 12 mil soldados para enfrentar os seus
valentes, pois eram homens tão valentes como a ursa quando perde seus
filhotes.(II Sam.17:8-10):
“8 Acrescentou Husai: Tu bem sabes que teu pai e os seus homens são valentes, e que estão com o espírito amargurado, como a ursa no campo, roubada dos seus filhotes; além disso teu pai é homem de guerra, e não passará a noite com o povo.
9 Eis
que agora está ele escondido nalguma cova, ou em qualquer outro lugar; e
será que, caindo alguns no primeiro ataque, todo o que o ouvir dirá:
Houve morticínio entre o povo que segue a Absalão.
10 Então
até o homem valente, cujo coração é como coração de leão, sem dúvida
desmaiará; porque todo o Israel sabe que teu pai é valoroso, e que são
valentes os que estão com ele.”
Os valentes da Obra também são assim:
n a irmã que entrenta o marido não crente todos os dias
n os pastores e obreiros que viajam
n os trabalhadores do Maanaim, etc.
“Contudo não chegaram aos 3 primeiros...” (vs.23)
OS TRÊS PRIMEIROS ( vs. 8 - 13 )
JOSEBE
BASSEBETE
(2 nomes)
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opôs-se a 800 filisteus (múltiplo da graça)
(Redenção: projeto múltiplo de Deus. Isso se opõe ao mundo) - “os feriu duma vez”
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OPOSIÇÃO (a quê?)
- ao pecado
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ELEAZAR
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a mão pegada à espada, não abria a mão. A Obra não abre mão da doutrina revelada.
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ATAQUE (doutrina)
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SAMÁ
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defendeu o campo de lentilhas/cevada
n o povo tinha fugido, deixando-o sozinho
n pôs-se no meio do pedaço de terra
n defendeu o alimento e feriu os filisteus
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DEFESA
(do alimento) da vida
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OPOSIÇÃO
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Obra do Espírito Santo
(2 nomes)
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opõe-se
ao mundo. A oposição é do Espírito Santo. Exp. Do irmão que foi atender
a uma visitante criando problemas ao tocar em usos e costumes. Ficou
traumatizada e foi preciso fazer um trabalho especial de recuperação.
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ATAQUE
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Obra do Pai
- a grande luta do Pai
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a
palavra, a doutrina. Espada apegada à mão: forma de vida quando se vive
a doutrina revelada. Tudo consultado. A doutrina: aquilo que está
ligado à Obra. O povo veio somente para tomar o despojo.
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DEFESA
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Obra do Filho
n o único filho
n o único salvador
n não havia ninguém c/ ele
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defendeu sozinho o alimento, a vida
Sozinho foi ao calvário (todos fugiram)
Táticas do adversário:
O 1º cerco: a fonte de água (a água da vida)
O 2º cerco: o lugar do alimento (o pão da vida)
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OS TRÊS PRIMEIROS desta Obra são:
O PAI, O FILHO e o ESPIRITO SANTO ou seja: A TRINDADE, A REVELAÇÃO
POR WALLACE OLIVEIRA CRUZ RODRIGUES MOURA / SERVO DEVEDOR
A PAZ DO SENHOR JESUS AMADOS SEGUIDORES DA PALAVRA DE DEUS
A PAZ DO SENHOR JESUS AMADOS SEGUIDORES DA PALAVRA DE DEUS
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A Paz do Senhor Jesus.
Obrigado pelo comentário, sua opinião é muito importante.
Que o Senhor lhe Abençoe.