sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Intimidade com Deus ( Êxodo 33:17)


TEXTO:  Êxodo 33:17

“Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; por quanto achastes graça aos meus olhos; e te conheço por nome”


Intimidade com o Senhor vai muito além de conhecê-Lo. Os servos mencionados na Palavra que tiveram essa experiência de grande intimidade com o Senhor, foram vencedores. Abraão era tão íntimo do Senhor que Deus o chamou de amigo.
Jó era um servo que tinha intimidade com Deus. Só esta intimidade poderia permitir o diálogo de Jó com Deus. Moisés estava dentro de um projeto que era tirar o povo de Israel do Egito, e levá-los à Terra Prometida.
Moisés já nasceu sob uma sentença de morte, mas Deus zela por seu projeto. Moisés cresceu nos palácios do Faraó, mas sempre amou ser hebreu, ao ponto de defender um hebreu matando um egípcio, e teve que ir para o deserto e lá ficou por muito tempo, até que Deus o chamou e falou com ele na sarça ardente, e, ali, Moisés começa a conhecer mais de perto o Senhor Deus de Israel. O Deus que Moisés passava a confiar e ter intimidade usou Moisés com sinais e maravilhas no meio do povo, e a palavra diz que “nunca houve em Israel profeta algum como Moisés, que Deus conhecera cara a cara, nem semelhante em todos os sinais e maravilhas” (Deut.34.10).
E falava com Moisés face a face como qualquer que fala com seu amigo. Era assim que o Senhor via Moisés, era assim que Moisés via o Senhor, como amigo.
Não era o Deus distante, que apenas de vez em quando se lembrava de falar com ele, mas era um amigo íntimo de todas as horas e momentos, a ponto de dizer “se a Tua presença não for comigo, não faças subir daqui. Irá à minha presença contigo para te fazer descansar”.
Moisés não andava sem a presença de Deus, sem seus conselhos e direção. É o que o Senhor quer de nós, que tenhamos com ele intimidade.
Certa vez, o Senhor disse: “Com Mirian e Arão eu falo com visões, mas com Moisés, eu falo face a face”, o que quer dizer, com total intimidade, você fala e eu, o Senhor, respondo.
Quando Deus manda Moisés subir ao monte (Ex. 19.21) para que ali Deus pudesse falar com ele, ele manda Moisés marcar os termos do monte, para que o povo não ultrapassasse os termos, porque senão morreriam. No salmo 25.4 diz que “os segredos do Senhor são para os que o temem”. E o povo não temia quando murmurava, quando questionava as ordens do Senhor, quando sentia saudades do Egito... Por isto não podiam transpor os limites do monte.
Moisés podia, porque tinha temor, era amigo, tinha intimidade com Deus.
“Ter intimidade com Deus é transpor os termos do monte e ir mais além!”
Estar no culto não é ter intimidade com Deus; ter intimidade com Deus é estar envolvido com o culto, ter comunhão, diálogo, confiança, e satisfação.
Um amigo só pode ser íntimo quando confia totalmente nele, quando chora com ele, quando o ama... Quanto mais se fala com Ele, mais Ele nos conhece e mais íntimos nos tornamos.
“Já não vos chamais servos, mas amigos.”
Nós estamos nos preparando para morar com o Senhor na eternidade; nós não podemos morar com quem não conhecemos direito ou não temos intimidade. Precisamos transpor os termos do monte e termos intimidade com Deus.

1 comentários:

Postar um comentário

A Paz do Senhor Jesus.
Obrigado pelo comentário, sua opinião é muito importante.
Que o Senhor lhe Abençoe.