terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Atributos de Deus Salmos 23:4


“O VALE DA SOMBRA DA MORTE E OS ATRIBUTOS DE DEUS”


TEXTO: SL.23:4- “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

INTRODUÇÃO:

O Povo de Deus ao longo da sua história atravessou muitos vales.
São nos vales da vida que o nosso Deus se revela ao seu povo os seus atributos  visíveis : Onipotência, Onipresença e Onisciente .
A Bíblia relata  diversos tipos de vales como por exemplos o Vales de Acor, Vale de Baca , Vale do Jordão, Vale de Jezreel, Vale de Aijalom, Vale Escol, Vale de Hebrom, vale de Sidim entre outros.  Esses vales que eram conhecidos pelo povo de Israel.
            Davi relata desse texto sobre o vale da sombra da morte. Certamente o vale mais difícil de atravessar, porém necessário.

DESENVOLVIMENTO:

O QUE É UM VALE?

Depressão ou planície entre montes ou no sopé de um monte, quase sempre banhada por um rio. Esta palavra é encontrada na bíblia 188 vezes no Velho Testamento e 1 vez no Novo Testamento.
O Vale da Sombra da Morte ( representa os momentos difíceis que passamos na caminhada ) são nos momentos de adversidades é que aprendemos, de fato a depender mais do nosso Bom Pastor( Senhor Jesus) e conhecê-lo cada dia mais como Deus Onipotente, Onipresente e Onisciente.
O Salmista desse texto mostra a sua experiência pessoal em conhecer o Senhor como o seu Pastor. Mas quais são as lições que podemos tirar para as nossas vidas espirituais sobre o vale da sombra da morte.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte...”
O Vale da Sombra da Morte, a sua localização geográfica era uma estrada( caminho) que levava de Jericó para Jerusalém. Também conhecida como “ ladeira do sangue”, essa estrada era então um caminho  sinuoso e íngreme que descia 1200 metros em apenas 27 quilômetros, com muitos vales estreitos de cujos lados, em cavernas escavadas, malfeitores espreitavam e emboscavam os viajantes.
A Igreja Fiel Está em uma caminha saímos de Jericó ( mundo) e estamos indo para Jerusalém ( a eternidade com Deus= a morada do Pai) a cidade  eternal onde moraremos com o Senhor para todo  o sempre.
Amados Irmãos o detalhe que o salmista deixa registrado no texto é que o vale: não é para pararmos e nem morarmos, é um lugar passagem( transitório ) , Quando diz “ ... ainda que eu andasse pelo o Vale da sombra da Morte.”
Não é para pararmos, porque a salvação é dinâmica;
            E nem morarmos, ou seja, o vale é um lugar de passagem. porque a igreja é peregrina deste mundo. O nosso lugar é na presença de Deus.
È um lugar de Passagem (transitório) - somos Peregrinos neste mundo. o nosso lugar é na presença do Senhor.
POR QUE  ATRAVESSAR O VALE  DA SOMBRA DA MORTE?
O Pastor atravessava o vale da sombra da morte com as suas ovelhas em busca de um melhor pasto (alimento) para o seu rebanho.
Amados Irmãos Deus tem provido o melhor para o seu povo. Temos vividos com o Senhor grandes experiências diariamente (livramentos, curas, vitórias nos lares, estudos, concursos entre outras bênçãos). Mas a palavra nos afirma que o melhor está porvir. O Senhor Jesus Vem – Maranata ( I cor.16:22 ), o dia  que estaremos com nosso Salvador, o Senhor Jesus para todo o sempre.
 JO.14:1-3- “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas;
 se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.
E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.”

 I COR. 2:9 – “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.”

 

 AP. 21: 4- E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.”
A única forma de atravessarmos o vale da sombra da morte é com a presença maravilhosa do Senhor Jesus o nosso Bom Pastor.
não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.
Queridos irmãos era praticamente impossível que a ovelha passasse pelo o vale da sombra da morte sozinha, devido inúmeros fatores (perigos e adversidades do vale e também por ser um animal frágil perante os seus pedradores).
O homem também não pode vencer as adversidades( enfermidades, desemprego, problemas no lar, pecado)  desse mundo sozinho. Porque todo o homem é limitado e frágil. independente da sua cultura, posição social, bens.
João 15. 5- “ ... Sem mim nada podeis fazer”.
Filipenses 4:13- “ Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”
Tiago 4 : 13-15- “Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.
 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.
Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Ter o Bom Pastor (Senhor Jesus) como o nosso salvador e conhecendo cada dia mais os seus atributos  atravessaremos o vale da sombra da morte.
Desse verso Salmo 23:4 podemos identificar a figura do Senhor Jesus (O Pastor) com os atributos de Deus  manifestados de forma visível, material e física :Onipotência, Onipresença e Onisciência.
“não temeria mal algum -

Onipotência- possui todo o poder

Havia muitos temores quando atravessava o vale da sombra da morte.
Alguns temores dos homens? insegurança, medo, incertezas e principalmente o medo da morte.
Quando temos uma experiência de  salvação . temos a certeza que nas batalhas que enfretamos  temos o deus onipotente que peleja por nós e nos garante a vitória.
A maior vitória o senhor conquistou na cruz no calvário e nos oferece gratuitamente  uma tão grande salvação.
porque tu estás comigo
ONIPRESENÇA- O  único que está presente ao mesmo tempo em todos os lugares
Não estamos sozinhos nesta jornada temos um Deus  que está conosco e a sua presença é real em nosso viver.
Somente na comunhão com Deus atravessamos o vale da sombra  da morte, seguros e alcançamos o nosso objetivo que é Jerusalém Celestial.


a tua vara e o teu cajado me consolam”.

ONISCIENTE- O Único que sabe todas as coisas.

v   VARA- Uma das funções era de abrir o velo da lã da ovelha e poder ver o interior, dessa forma o Pastor podia fazer uma verificação minuciosa se havia alguma ferida, machucada ou até mesmo espinhos em seu corpo.O Pastor tocava na ovelha com os seus dedos em todo o corpo da ovelha.O Pastor é o único que podia ver o que estava oculto na ovelha.
Amados irmãos somente o Senhor conhece o nosso interior ( corpo, alma)  porque é Onisciente conhece todas as coisas. conhece o nosso passado, presente e futuro; nos conhece por dentro  e por fora. sabe qual é a tua necessidade.
O Pastor Amado (Senhor Jesus) te conhece e quer sara as tuas feridas. Muito das vezes o ser humano está com o seu coração machucado, ferido pelos os problemas nesta vida (mágoas, decepçãos, angústias, falta de paz).
O Senhor Jesus deseja restaura a tua vida te concedendo a Salvação. Agora é necessário que você abra o seu coração e deixe que ele seja o Pastor da sua vida. Sinta o toque do Senhor na tua vida . toque traz esperança, alegria, paz, libertação, que transforma toda a vida do homem.

v  CAJADO – Podemos também citar uma das funções do cajado do Pastor, que era de guiar as ovelhas pelo o caminho certo. Quando a ovelha estava se desviando do caminho, na direção correta, o Pastor com o seu cajado dava um toque de leve e a ovelha entendia e passava a trilhar o caminho correto.
ISAÍAS 30:21- “E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.”
Somos conduzidos não pela a razão do nosso coração, mas pela direção do Espírito Santo a permanecermos no caminho (Jesus) que nos levará até a presença gloriosa do Pai.
CONCLUSÃO:

A Igreja Fiel atravessa o Vale da Sombra da Morte confiante em seu Salvador tendo a certeza que os atributos de Deus (Onipotência, Onipresença e Onisciente) serão manifestos constantemente na vida do seu povo.

JOSENILSON FÉLIX
PALMEIRA DOS ÍNDIOS_AL

0 comentários:

Postar um comentário

A Paz do Senhor Jesus.
Obrigado pelo comentário, sua opinião é muito importante.
Que o Senhor lhe Abençoe.